Contrastes no povoamento

Contrastes no povoamento: Vantagens e limitações da concentração e da dispersão

 

Portugal é um país que revela uma nítida concentração de cidades no litoral, tanto em nº como em grau de importância. Associado a este fenómeno está o desenvolvimento industrial, que encontra nesta faixa os grandes centros fornecedores de mão-de-obra, os maiores mercados e as melhores infra-estruturas, uma variedade de serviços de apoio à educação.

As empresas que se localizam nos centros urbanos ou periferia, tiram naturalmente, enormes vantagens quando a área está perfeitamente dotada de distribuição domiciliária de agua, energia rede de esgotos telecomunicações e de transportes, assim como de equipamentos sociais imprescindíveis para atrair a população.

No caso de Portugal, as nossas 2 grandes cidades, Lisboa e Porto são as áreas do país que revelam maior nº de infra-estruturas, equipamentos sociais e actividades económicas. No entanto, é preciso ter presente que estes serviços têm custos altíssimos de manutenção, principalmente no que toca aos serviços públicos, sendo necessário um plano bem delineado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s