Problemas relacionados com Gestão dos Recursos Hídricos

Problemas relacionados com Gestão dos Recursos Hídricos

the-palmar-2067332_960_720

Eutrofização: é um processo que resulta do crescimento excessivo de algas e de outras espécies vegetais que consumem o oxigénio das águas, acabando por provocar a extinção da fauna aquática.

Este fenómeno deve-se ao lançamento, nos cursos de água e lagoas, de efluentes com elevada concentração de detritos orgânicos e de fosfatos e nitratos que servem de nutrientes às plantas.

Salinização: está associada à sobre-exploração dos aquíferos que permite a intrusão de água salgada. Este problema ocorre mais frequentemente próximo do litoral e em anos de menor precipitação, por não se dar a recarga natural dos aquíferos. Nesta situação, o consumo deve ser racionalizado uma vez que em alguns casos, a salinização pode ser irreversível.

night-677843_960_720

Desflorestação: afeta os recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Deixa o solo desprotegido, a água da chuva escorre e não se infiltra, comprometendo a recarga dos aquíferos. Por outro lado, o maior volume de lamas arrastados pela água da chuva escorre e não se infiltra, comprometendo a recarga dos aquíferos. Por outro lado, o maior volume de lamas arrastados pela água da chuva para os cursos de água pode provocar o assoreamento dos rios, diminuindo a sua capacidade de aprovisionamento.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s