Organizações onde Portugal está inserido

Organizações onde Portugal está inserido

Portugal, apesar de ser um pequeno país periférico com uma superfície e nº de habitantes pouco expressivo, impõe a sua presença no mundo atual através da língua portuguesa. Esta é falada por um vasto mundo lusófono que compreende quase 200 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, das numerosas comunidades de portugueses e de lusodescendentes.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

fig-1

Fonte:

https://hub.globalccsinstitute.com/publications/carbon-capture-and-storage-community-portuguese-language-countries-opportunities-and-challenges/1-cplp-community-portuguese-language-countries

Tem como objetivos principais a promoção e a defesa da língua portuguesa, sendo constituída por Portugal,Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e Timor Leste.

 

Organização das Nações Unidas (ONU)

Foi fundada em 1945, na sequência da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de criar condições para a manutenção da paz e de segurança mundial, zelar pelos direitos fundamentais do ser humano e contribuir para o progresso económico, tecnológico, científico e cultural. Portugal passou a integrar este organismo em 1955.

NATO/OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

nato

Organização supranacional criada em 1949, após a Segunda Guerra Mundial. Estabelece um pacto militar entre os estados-membros, em caso de ataque dos países do Bloco de Leste.

Após o desmantelamento da antiga União Soviética, esta organização não desapareceu, ainda alargou o nº de países que a integram e passou a desempenhar um papel de grande relevo na resolução de conflitos no seio do espaço europeu. Portugal integra a NATO desde a sua fundação

OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico)

Foi criada em 1961 e tem por missão reforçar a economia dos países -membros, melhorar a sua eficácia, promover a economia de mercado, desenvolver um sistema de trocas livres e contribuir para o desenvolvimento e industrialização dos países.

Portugal foi membro fundador da OCDE e tem vindo a participar ativamente nas atividades que esta Organização promove há mais de 40 anos.

União Europeia (UE)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s