A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais

A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais

A sociedade moderna sofre um processo de internacionalização da economia, Globalização. Deve-se em parte à rapidez de acesso à informação, pela uniformização dos padrões de vida, pela simplificação de complexos processos de gestão e administração.

 

Neste contexto, destaca-se o papel do setor das telecomunicações.

As modernas telecomunicações, a par dos vários meios de transporte vieram permitir o encurtamento de distâncias, transformando o nosso planeta numa “aldeia global”.

As telecomunicações são encaradas como fundamentais para o desenvolvimento e qualidade de vida das populações.

A partir de meados do século XX, desde adesão de Portugal à CEE (1986), as telecomunicações nacionais registaram uma modernização notável, apresentando-se, hoje, ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa.

A expansão da rede de telecomunicações, quer em qualidade quer em quantidade, assegura o acesso à população a numerosos serviços importantes para o desenvolvimento do país.

As redes fixa e móvel de comunicações no nosso país são controladas por três grandes empresas privadas: A Nos, a Meo e a Vodafone. A liberalização deste setor tem constituído o seu motor de desenvolvimento, já que o alargamento dos mercados das empresas exigem mais qualidade e maior nº de serviços.

Apesar dos progressos registados, observam-se em Portugal acentuadas assimetrias regionais no acesso aos serviços de telecomunicações, apresentando-se o litoral muito mais bem servido em relação ao interior.

O programa STAR (Programa Especial de Apoio ao Desenvolvimento Regional), criado em 1986 e entretanto extinto, permitiu, contudo, que algumas empresas ligadas ao setor das comunicações beneficiassem de ajudas comunitárias, melhorando desta forma, o serviço disponibilizado ao público, o que constitui, precisamente, um dos grandes objetivos das políticas comunitárias: promover a igualdade de condições de acesso à informação entre todos os cidadãos da União Europeia.

internet

Também a iniciativa “eEuropa – Uma sociedade de informação para todos“, aprovada em 2000, na cimeira de Santa Maria da Feira, que assenta na convicção de que, atualmente, o crescimento económico, a competitividade das empresas e até a qualidade de vida dos cidadãos têm por base as tecnologias da informação e da comunicação, tem como objetivo garantir que, no espaço comunitário, cidadãos, escolas, empresas e administrações tenham acesso às TIC e as explorem de forma plena.

Ainda, neste sentido, o Programa Operacional Sociedade da Informação, definido no QCA III, pretende criar um espaço transnacional de comunicação, informação e entretenimento, através do acesso generalizado à internet e da difusão dos meios de telecomunicação de banda larga.

Portugal pretende dar resposta aos desafios colocados pela Sociedade da Informação e do Conhecimento, tendo para tal definido os objetivos a atingir, que se enquadram no chamado Plano Tecnológico através do Programa Ligar Portugal.

computadores

As principais redes de telecomunicação cobrem, atualmente, todo o território nacional, garantindo o acesso da população à informação e à comunicação, o que resultou de avultados investimentos realizados no setor. A distribuição da rede não é, contudo, uniforme, registando-se contrastes significativos entre o litoral, onde é muito mais densa, e o interior, situação que se explica pela maior concentração de população e de atividades económicas nessa região.

O computador faz, atualmente, parte do dia a dia dos portugueses, nos mais variados serviços e para os mais diversificados fins, registando-se também um progressivo aumento da sua utilização, assim como da Internet com ligação em banda larga.

 

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