A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes

A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes

Nos dias de hoje, não existem economias que se desenvolva em circuito fechado.

Pelo contrário, são cada vez mais numerosas as trocas entre os diferentes países, as quais têm na sua base a complementaridade entre as várias regiões.

A crescente interação espacial tem como suporte a rede de transportes e os vários meios de transporte, que, ao longo do século XX já desde os finais do século XIX, sofreram enorme evolução.

O aumento da mobilidade permitiu desenvolver o comércio e também as atividades produtivas, quer a nível regional quer a nível internacional, diminuir as assimetrias regionais e desta maneiras melhorar as condições de vida e o bem estar da população. Ao mesmo tempo, ajudou à expansão de novas formas de organização do espaço. Temos o crescimento dos subúrbios nas grandes cidades, à redistribuição espacial da população, com a eclosão e intensificação de movimentos migratórios, assim como à massificação de fenómenos sociais, culturais e económicos, como é o caso do turismo.

A competitividade dos diferentes modos de transporte

As principais redes de transporte utilizadas para o estabelecimetno de ligações são: a rede rodoviária, a rede ferroviária e a rede aérea.

A escolha do modo de transporte depende de vários fatores sendo os mais importantes o custo do transporte, o tipo de mercadoria a transportar, a distância a vencer, o tempo gasto no percurso e o tipo de trajeto a percorrer.

No caso português, no tráfego interno de mercadorias e de passageiros utiliza-se, fundamentalmente, o transporte rodoviário. Relativamente ao tráfego internacional de mercadorias o transporte é realizado, na maioria dos casos, por via marítima, ao qual se segue o transporte rodoviário, este, nos últimos anos ten registado um crescimento assinalável, sobretudo para os países da União Europeia.

Transporte rodoviário

O transporte rodoviário tem registado em Portugal um aumento muito significativo, quer no que respeita aos veículos pesados quer aos ligeiros.

A subida do nível médio de vida da população, traduz-se no aumento do parque automóvel assim como o desenvolvimento do comércio e das atividades produtivas. Este meio de transporte revela-se especialmente adequado, sob o ponto de vista económico, para curtas e médias distâncias. O transporte rodoviário apresenta uma grande flexibilidade, permitindo o transporte porta a porta, que elimina a necessidade de transbordo e, por outro lado, revela-se rápido e cómodo. Finalmente, tem sido objeto de uma considerável evolução tecnológica que se traduz no aumento da sua competitividade face a outros meios, nomeadamente o ferroviário, a quem superou no tráfego de passageiros e mercadorias.

O transporte rodoviário tem sido alvo de uma evolução tecnológica notória com aumento da capacidade de carga e de especialização para o transporte de mercadorias diversificadas.

 

 

 

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