As águas subterrâneas

As águas subterrâneas

Resultam da infiltração das águas da precipitação em rochas porosas e fracturadas até encontrarem rochas impermeáveis. Formam-se assim os aquíferos.

As regiões com reservas subterrâneas mais significativas em Portugal localizam-se nas bacias sedimentares do tejo e do sado e nas orlas meridional e ocidental, onde predominam rochas sedimentares caracterizadas pela sua elevada permeabilidade.

No maciço antigo, onde predominam os xistos e granitos, rochas pouco permeáveis, as disponibilidades hídricas subterrâneas são pouco significativas.

Nas regiões de rochas calcarias, as reservas de água subterrâneas são muito importantes, formando aquíferos mais ou menos extensos (águas cársicas). Estas rochas, apesar de serem impermeáveis, têm uma densa rede de fracturas ou diáclases, como origem na dissolução do calcário por acção da água.

Diáclases ® Facilitam infiltração da água até grandes profundidades ® Explica a fraca escorrência superficial e a aridez e pobreza da cobertura vegetal das regiões cársicas.

 

Exsurgência ® Cursos de água que correm normalmente em profundidade, podendo aparecer à superfície.

Ressurgência ® Cursos de água superfícies perdem-se num sumidouro, passando uma parte do seu percurso a ser subterrâneo. A ressurgência é quando se dá o reaparecimento à superfície.

 aguas sub

  • Vantagens dos aquíferos em relação às águas superficiais:

® Escoamento (pouco afectado pela evaporação) ® Menos variável ao longo do ano ® Melhor qualidade das águas uma vez que no acto da infiltração a água está a ser filtrada

            ® Maior parte do abastecimento de água é feito a partir de aquíferos ® Sobreexploração

ß

                                                                                                          ® Subsidência dos solos

® Salinização dos aquíferos junto ao litoral

® Poluição química (devido à utilização intensiva de                                                                                                                                                      produtos químicos na agricultura)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s