Variação do Clima em Portugal Continental

Variação do Clima em Portugal Continental:

                Portugal continental tem um clima de tipo temperado mediterrâneo, caracterizado por um verão quente e seco e por um inverno fresco e húmido. Mas há regiões onde se observa uma maior influência atlântica (noroeste e cordilheira central), e outras onde há mais clara influência continental (interior norte e sul).

 

Variação do clima insular em Portugal:

  • Na madeira: o facto de a madeira ser um território insular de pequena dimensão permite que a influência do mar seja muito acentuada.

Outro aspeto muito importante está relacionado com o relevo e a disposição das vertentes. Deste modo, é no interior da ilha onde se situam as maiores altitudes e que se registam temperaturas mais baixas e as precipitações mais elevadas. Quando falamos da disposição das vertentes temos de distinguir no caso da Madeira a vertente sul onde predomina um clima com caraterísticas subtropicais quente e seco, e a vertente norte, com caraterísticas semelhantes à região noroeste de Portugal, ou seja temperaturas suaves e precipitações elevadas. Porto santo tem características semelhantes à vertente sul

 

  • Nos açores: O clima dos açores, é semelhante ao da madeira, é influenciado pelo oceano. No entanto, quer devido à latitude quer devido ao maior afastamento do continente africano temos diferenças significativas em termos climáticos. Assim os açores têm níveis de precipitação superiores aos da madeira, e as temperaturas são mais baixas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s