Precipitação em Portugal

Precipitação em Portugal:

Mais acentuada no Noroeste de Portugal, e menos acentuada no sudeste.

 

Fatores que fazem variar a precipitação:

 

  • Fator latitude: apesar de os limites sul e Norte de Portugal continental apenas distarem 5 graus de latitude, este contribui também para o seu contraste, entre as regiões norte e sul em termos totais de precipitação e do nº de dias.
  • Fator altitude e disposição das vertentes: locais de maior altitude as precipitações são quase sempre abundantes. Este facto deve-se ao arrefecimento do ar com o aumento da altitude que origina uma mais fácil condensação do vapor de água.
  • Distância relativa ao mar (continentalidade): as regiões litorais recebem maiores quantidades de precipitações que o interior. Essa situação deve-se ao facto de estas receberem a influência de ventos húmidos provenientes do mar.
  • Posição dos vales dos rios relativamente ao litoral: o facto de os rios portugueses terem na sua grande maioria um percurso este/oeste , faz com que os seus vales funcionem como autênticos corredores por onde as massas de ar húmido penetram no interior do pais. Este facto faz com que algumas regiões interiores se comportem como se fossem costeiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s