Principais áreas de pesca

Principais áreas de pesca

 

A principal área de pesca em Portugal é o Mar Territorial (zona até 12 milhas da costa). Aí trabalha cerca de 80% do total de pescadores, apresentando 83% do valor de produção de pesca nacional.

Como o espaço marítimo português não é muito favorável à atividade piscatória, os pescadores têm de recorrer às águas internacionais e mesmo a ZEE de outros países. No entanto têm sido estabelecidas normas cada vez mais rigorosas que dificultam o acesso as estas áreas.

Com entrada de Portugal na UE e a obrigação de respeitar as normas comunitárias e a Políticas Comum de Pescas, as dificuldades aumentarem e Portugal tem, atualmente, a frota mais pequena entre os estados-membros. É cada vez mais difícil obter licenças para pescar fora da ZEE.

No entanto os portugueses continuam atuar nalgumas áreas de pesca longínqua:

Noroeste Atlântico (NAFO)                       É umas das áreas de pesca mais ricas do mundo quer me quantidade como em diversidade. É a áreas mais atrativa para os portugueses, sobretudo a Terra Nova e a Gronelândia. Recentemente, passou a haver mais restrições no intuito de preservar as espécies (diminuição das quotas de pesca ou mesmo a proibição da atividade), levando a que Portugal importe Bacalhau, que tradicionalmente pescaria.

Nordeste Atlântico                                        Zona muito rica biologicamente, onde se encontram espécies como o bacalhau e o cantarilho. Foi umas importante zona de pesca longínqua para Portugal , contudo devido às restrições importas, o numero de embarcações portuguesas nesta ares diminui drasticamente.

Centro-Leste Atlântico                                Tem sido uma alternativa para a frota portuguesa uma vez que os países do Norte Atlântico têm imposto cada vez mais restrições.

Atlântico Sul e Índico Ocidental              Áreas menos procuradas pelos portugueses, mas pode vir a ser uma alternativa a médio prazo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s