Movimentos migratórios século XIX até seculo XXI

Existiu no século XX, uma revolução dos transportes. Passou a ser mais fácil viajar entre continentes.

Os barcos passaram a fazer viagens mais longas e mais rápidas, desde meados do século XX a aviação passou também a efectuar viagens de longo curso. (Avião, Hidroavião, Dirigível Zepellin).

O carro também veio revolucionar os transportes, agora é possível em pouco tempo passar uma distância maior com baixo custo.

O século XX foi um século onde especialmente na Europa ocorreu uma grande vaga de imigração para outros continentes em especial para o continente americano (Estados Unidos da América), em parte devido a várias crises que afectaram a Europa mas em particular as duas grandes guerras (de destacar a fuga da minoria judaica durante o período da 2ª GM).

No século XXI deu-se uma maior ênfase ao processo da globalização. Estamos numa aldeia global onde as pessoas procuram os locais próprios para estudarem, fazer negócios, viverem. Deixou de existir a noção de espaço-tempo conforme ocorria até então. A implementação da Internet e das novas tecnologias veio mudar este paradigma. A população mundial está continuamente a procura de oportunidades e as novas tecnologias vieram abrir as fronteiras.

Nos nossos dias os movimentos deixaram de ser continuamente entre a Europa e o Resto do Mundo mas entre todos os países do mundo.

Temos por exemplo executivos Europeus que procuram oportunidades na China, temos estudantes asiáticos que procuram os Estados Unidos, temos um fluxo migratório bastante intenso entre o norte África e a Europa, entre outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s