Formas de exploração da SAU

…Formas de exploração da SAU

Beira Litoral                       As terras aráveis ocupam mais de metade da SAU.

Algarve e Madeira         As culturas permanentes têm uma grande importância nesta região

Açores                                 As pastagens permanentes ocupam quase a totalidade da SAU – devido às condições climáticas propícias à formação de prados naturais e a criação de gado bovino é muito importante

Alentejo                             As pastagens permanentes ocupam também cerca de 2/3 da SAU desta região, onde o aumento desta reflete o investimento na criação de prados artificiais, com recurso a modernos sistemas de rega, sobretudo para o gado bovino.

O agricultor pode nem sempre ser o proprietário das terras que explora, sendo que se podem consideram 2 principais formas de exploração da SAU:

Conta Própria                   O produtor também é proprietário.

Arrendamento                                 O produtor paga um valor ao proprietário da terra pela sua utilização.

Parceria                                              Existe um proprietário de um terreno e este vai ceder o seu uso a um explorador, sendo que, vão ser ambos que vão beneficiar das despesas e também dos lucros.      

As explorações por conta próprias predominam em todo o país, com destaque para TM e Madeira. No Açores o arrendamento é mais comum.

As explorações por conta próprias são habitualmente consideradas vantajosas, visto que o proprietário ao querer obter o melhor resultado das suas terras vai-se preocupar com a preservação das mesmas, para isso, pode por exemplo: investir em melhoramentos fundiários; instalação de sistemas de rega mais sofisticados; etc.

O arrendamento é visto, pelo contrário, como desvantajoso, pois os arrendatários apenas querem tirar o máximo proveito das terras desinteressando-se pela preservação destas, no entanto o arrendamento pode evitar o abandono das terras nos casos em que os proprietários não possam ou não queiram explorá-las

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s