Áreas rurais em mudança

Áreas rurais em mudança

A agricultura portuguesa tem vindo a perder importância, tanto no que respeita à sua contribuição para o PIB como para o emprego, devido, fundamentalmente, ao desenvolvimento de outras atividades dos sectores secundário e terciário.

pib portugal

Desertificação dos campos, a população rural tem vindo a decrescer devido ao êxodo rural.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/agricultura_e_pescas/detalhe/agricultores_portugueses_sao_os_mais_velhos_da_europa.html

 

Foram definidas, no território nacional, 9 regiões agrárias, tendo em conta a grande diversidade das estruturas e sistemas de produção que reflectem influências naturais e humanas.

Norte do país predomina o minifúndio, sistema em que a divisão dos terrenos agrícolas originou parcelas muito reduzidas.

No Sul, em particular o Alentejo, predomina o latifundio, sistema que a divisão dos terrenos é feita em parcelas muito extensas.

As paisagens agrárias caracterizam-se pelos cultivos, pela forma e arranjo dos campos, pela malha de caminhos e pelo tipo de povoamento.

As estruturas das explorações agrícolas apresentam fortes contrastes, concentrando-se em maior nº, mas de menor dimensão, no Norte Litoral, por oposição ao Sul, em particular no Alentejo, onde as explorações são em menor nº, mas de maior dimensão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s