Problemas do sector agrícola português

Problemas do sector agrícola português

Dependência externa

  • A nossa balança comercial no sector agro-pecuário é francamente negativa, apesar do sector animal corresponder a uma larga fatia do PAB, este défice têm-se vindo a agravar desde 1987.
  • Este problema cria uma enorme dependência externa, a que a nossa “rudimentar” agricultura ainda está exposta, podendo mesmo falar-se em crise, para a qual nos próximos anos não se vislumbram grandes soluções.
  • Somente o sector florestal tem salvação neste campo, pois desde há muito tempo que apresenta um saldo comercial realmente positivo, no entanto, este não é suficiente para cobrir o da balança agrícola (vegetal e animal)
  • Relativamente às nossas importações, os cereais representam 21,8%, pois produzimos menos de metade do que consumimos, tendo Portugal capacidade para ser auto-suficiente.

A agricultura portuguesa é uma das menos desenvolvidas da U.E, apresentando muitas fragilidades que impedem o seu desenvolvimento. Uma dessas fragilidades está relacionada com o tipo de sistemas de produção agrícola existentes, que em Portugal são minifúndios e latifúndios. Com um elevado número de minifúndios a nossa agricultura não desenvolve, pois não se consegue utilizar máquinas para trabalhar o solo e por conseguinte para promover a sua rentabilização.

  • A carne (bovino e suino) produzida é também insuficiente, assim como outros produtos. Há a salientar as nossas importações de algodão, soja, açúcar, mandioca,café, entre outros, que por razões climáticas são difíceis de produzir no nosso território.
  • As exportações centram-se em poucos produtos, ocupando o vinho metade destas, seguido dos preparados de tomate. Os restantes ocupam um modesto lugar: azeite, leite,fruta.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s