Caraterísticas da população agrícola

Caraterísticas da população agrícola

O sector agrícola é o que mais população tem perdido. Em 1960, 40% da nossa população activa pertencia a este sector enquanto que em 1995 somente 10% se ocupava da agricultura valor considerado elevado, tendo em consideração as média da EU.

A diminuição dos activos neste sector não se justifica meramente pela evolução da mecanização da agricultura, mas sim, e principalmente pela emigração dos anos 60 e pelo êxodo rural para as cidades do litoral.

O problema fulcral reside na maioria da população que mantém este sector, caracterizada por:

  • Nível de instrução relativamente baixo;
  • Fraca qualificação profissional
  • Elevado grau de envelhecimento

O Algarve e a Beira Interior e o Alentejo são as regiões que apresentam maior percentagem de população agrícola analfabeta.

Relativamente à formação profissional 95% aprenderam com a prática ao longo do tempo. Somente 7% a 8% têm formação profissional completa (dados de 2002).

No que respeita à idade mais de metade (57% da pop agrícola) tem mais de 55 anos, sendo o Algarve, a Beira interior e o Alentejo as regiões mais envelhecidas.

As consequências do que foi exposto vão-se reflectir nos baixos rendimentos e na baixa produtividade.

Naturalmente que, se o agricultor que ter sucesso, terá que ser um indivíduo bem informado, com conhecimentos a vários níveis – agronomia, contabilidade, manuseamento de máquinas, tendências de mercado,etc.

Formação Profissional

A formação da maioria dos agricultores continua a ser exclusivamente prática. A transmissão de conhecimentos e experiências de pais para filhos apresenta-se, ainda, como o principal modo de formação, pelo que só uma pequena parte dos agricultores recebe formação profissional.

O envelhecimento, o fraco nível de instrução e a falta de formação profissional dos produtores agrícolas constituem um entrave ao desenvolvimento da agricultura, nomeadamente no que concerne à adesão a inovações e à adaptação às normas comunitárias de produção e comercialização.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s